Receção aos Novos Alunos: Universidade de Évora dá as boas-vindas aos novos estudantes no Colégio do Espírito Santo


Na manhã de 06 de outubro de 2021, os Claustros do Colégio do Espírito Santo (CES) da Universidade de Évora reuniram dezenas de pessoas para dar as boas vindas aos novos estudantes.

A cerimónia teve início às 11h e, numa primeira instância, contou com as declarações de Ana Costa Freitas, Reitora da Universidade de Évora, Henrique Gil, Presidente da Associação Académica da Universidade de Évora (AAUE) e Carlos Pinto de Sá, Presidente da Câmara Municipal de Évora. 

A Magnífica Reitora da Universidade de Évora, Ana Costa Freitas começou por dar as boas-vindas aos novos estudantes, aconselhando-os a “aproveitar ao máximo todo este tempo para ser voz ativa na construção de um mundo mais sustentável, assente nos valores da igualdade e no respeito pelos valores humanos” e lançando um alerta para as dificuldades de alojamento dos estudantes da Universidade de Évora. 

Henrique Gil, Presidente da AAUE, deu também as boas-vindas aos alunos e alunas da Universidade de Évora e parabenizou-os pela entrada “na melhor Academia do país”. Uma vez mais, reforçou a importância de se priorizar o alojamento estudantil em Évora, que ainda apresenta vários desafios.

De seguida, Carlos Pinto de Sá, mostrou-se feliz por ver os estudantes reunidos no CES, numa época em que se começam a ultrapassar os tempos pandémicos. O Presidente da Câmara Municipal de Évora enfatizou ainda a importância de se repensarem os custos de habitação na cidade de Évora, pois estes são, muitas vezes, superiores à capacidade financeira das famílias. 

A cerimónia de receção dos novos alunos da Universidade de Évora seguiu com os testemunhos de alumni da Universidade de Évora, nomeadamente Ana Rita Silva, Técnica Superior da Divisão de Inovação da Divisão de Inovação, Cooperação, Empreendedorismo e Empregabilidade da UE, Diogo Pestana de Vasconcelos, Presidente da Associação Jovens Agricultores do Sul, e Leonel Alegre, Investigador e Coordenador da Arteria_Lab. Os três alumni recordaram com saudade os momentos passados na Universidade de Évora e aconselharam os novos estudantes a aproveitar ao máximo esta fase da sua vida, participando nas mais diversas atividades que lhes são proporcionadas.

Para encerrar a cerimónia, Manuel Heitor, Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, deixou também uma palavra aos novos estudantes da Universidade de Évora, dando-lhes as boas-vindas. Em declarações à comunicação social, Manuel Heitor recordou que se estão a reunir esforços para aumentar a oferta de alojamento universitário em Portugal, nomeadamente através do Plano de Recuperação e Resiliência.