Presidente da AAUE em sessão sobre a Habitação em Évora


A 17 de setembro de 2021, Henrique Gil, Presidente da Associação Académica da Universidade de Évora (AAUE) marcou presença numa sessão de reflexão promovida pela TSF sobre a Habitação em Évora, a propósito das Eleições Autárquicas deste mês. A conversa foi conduzida por Fernando Alves, juntamente com Teresa Dias Mendes e o cuidado técnico de José Manuel Cabo. A sua transmissão aconteceu em direto da Cooperativa de Construção e Habitação Económica Giraldo sem Pavor, em Évora.

No decorrer da conversa, o Presidente da AAUE declarou que Évora tem vindo a aumentar o seu número de estudantes, mas o seu alojamento estudantil continua a ser caracterizado por várias dificuldades. Henrique Gil aponta a necessidade das autarquias investirem na reabilitação de espaços de habitação para a comunidade académica e destaca o papel determinante das residências académicas e da fixação de preços justos, que permitam aos estudantes permanecer em Évora por mais tempo.

Henrique Gil recorda ainda o projeto “Laços para a Vida”, que junta idosos com habitação e necessidades de acompanhamento a jovens estudantes, que necessitam de alojamento, a preços reduzidos. Este foi suspenso no decorrer da pandemia de Covid-19, mas o Presidente da AAUE espera que, em breve, “haja condições para a reativação do projeto”.

A sessão contou ainda com os testemunhos de Sofia Aleixo, investigadora do departamento de Arquitetura da Universidade de Évora, Carolina Rainha, que já foi responsável pelo aluguer de alguns quartos a estudantes e Jorge Raposo, presidente da direção da cooperativa que ergueu a Malagueira.

A conversa pode ser ouvida na íntegra aqui: