AAUE presente no ENDA de Setúbal


No passado fim-de-semana, o Instituto Politécnico de Setúbal recebeu o Encontro Nacional de Direções Associativas (ENDA), de modo a debater várias temáticas relacionadas com o Ensino Superior, tais como a Ação Social e Abandono Escolar, Inovação Pedagógica e Reestruturação Curricular, Orçamento de Estado e Plano de Recuperação e Resiliência. 

A Associação Académica da Universidade de Évora (AAUE) esteve presente e apresentou a sua moção no âmbito da Saúde Mental e o Ensino Superior. Esta foi aprovada e prevê uma reestruturação do Orçamento de Estado para a saúde mental no Ensino Superior e consequente contratação de profissionais da área, bem como a capacitação das estruturas de apoio aos estudantes. 

O ENDA, que recebeu cerca de setenta estruturas estudantis de todo o país, ficou ainda marcado pela eleição do presidente da AAUE, Henrique Gil, como Representante dos Estudantes do Ensino Superior Universitário para o Conselho Consultivo da Agência de Avaliação e Acreditação o Ensino Superior (A3ES). 

Em declarações, o presidente da AAUE refere que “a aprovação destas moções significa um marco importante para a academia eborense e para o ensino superior em Portugal”. Retrata, ainda, a sua eleição como “um compromisso sério” do voto depositado pelos estudantes na sua eleição para um órgão na principal entidade responsável pela acreditação de cursos no ensino superior. 

De recordar ainda que, a 8 e 9 de maio de 2021, na Covilhã, a AAUE viu também aprovadas duas moções no ENDA, nomeadamente o financiamento das Associações Académicas e de Estudantes e o sub-financiamento das Instituições de Ensino Superior.