Sala dos Núcleos

Os núcleos de estudantes, tunas e grupos académicos têm finalmente um espaço para si e para o seu trabalho!

Foi inaugurada na passada quinta-feira, dia 21 de fevereiro, a Sala dos Núcleos. Este é um espaço que visa dotar todos os núcleos de estudantes, tunas e grupos académicos da Universidade de Évora, de um local onde possam reunir e desenvolver todo o seu trabalho e atividades ao longo do ano. Esta infraestrutura era um dos objetivos da anterior e atual direção da Associação Académica da Universidade de Évora, bem como um desejo antigo de vários estudantes da Universidade de Évora; em colaboração com esta, foi agora possível à AAUE, abrir finalmente este espaço, que visa também promover o associativismo académico e participação cívica.

Estiveram presentes na cerimónia de inauguração, a direção da AAUE, estudantes dos mais variados grupos, a Magnifica Reitora Professora Doutora Ana Maria Costa Freitas e a Vice-Reitora Professora Doutora Ausenda Balbino; a Magnifica Reitora, referiu-se a esta sala como sendo «um espaço bastante importante», acrescentando que era «um espaço que não estava ocupado» e que tem agora «uma boa utilização»; relativamente aos Núcleos de estudantes, defendeu ainda uma maior interação entre estes, e quanto ás iniciativas que sejam feitas «mais em colaboração com o corpo docente, e com a academia de uma forma em geral».

Bastante satisfeito com este marco estava também Afonso Barbosa, o Coordenador do Sector Apoio aos Núcleos da AAUE, referiu-se a este espaço, como servindo « para que aqueles que não possuem sede consigam guardar alguns documentos mas principalmente para que todos possam reunir e preparar as suas atividades.»; o Coordenador do Apoio aos Núcleos mostrou-se ainda certo que «este espaço estar aberto a todos irá promover o desenvolvimento de trabalhos conjuntos e também uma maior ligação e proximidade entre os vários Núcleos, Tunas e Grupos Académicos da Universidade de Évora».

A sala dos Núcleos está localizada na Rua Diogo Cão, um espaço Central na cidade, visando assim facilitar acessibilidades e maior proximidade e abertura para com a cidade. Esta assim inaugurado um espaço que cumpre o verdadeiro desígnio da AAUE, “De Estudantes para Estudantes”!