Eleições AAUE

Decorreram na passada quinta-feira, dia 13 de dezembro; as eleições para os órgãos sociais da Associação Académica da Universidade de Évora. Os candidatos Ana Rita Silva (Lista P), e Miguel Inácio (Lista S), disputaram um ato eleitoral, no qual mais de 2230 estudantes da academia eborense, exerceram o seu direito ao voto, resultando na recondução da atual presidência.
Pouco passava das 10h00, quando as urnas abriram; os polos CES (Colégio do Espírito Santo), Colégio Luís António Verney, Leões, Mitra, Colégio Pedro da Fonseca, ESESJD (Escola de Enfermagem), e Mateus D´Aranda (Escola de Música); receberem cada um a sua respetiva mesa de voto, encerrando as mesmas às 18h00; exceção feita à urna do polo da Mitra, que encerrou uma hora mais tarde, devido ao facto de esta ter sido transferida para o Colégio Luís António Verney, pela hora de almoço. Já passavam das 02h da madrugada quando por fim foram anunciados, em sede da AAUE, os resultados apurados, Lista P: Direção 1311 votos, Mesa da Assembleia Magna 1304 votos e Conselho Fiscal 1308 votos; por seu turno a Lista S obteve os seguintes resultados: Direção 871 votos, Mesa da Assembleia Magna 879 votos e Conselho Fiscal 871 votos; no que concerne aos votos em branco, existiram um total de 123, ao passo que os votos nulos se cifraram em 30.
Com um programa assente em quatro pilares fundamentais «Proximidade, Profissionalismo, Pedagogia e Progressão», a nova equipa diretiva da AAUE, irá também numa lógica de continuidade, seguir muitas das linhas de orientação que neste ano de 2018, permitiram alcançar os objetivos propostos. De ressalvar ainda a elevada abstenção neste ato eleitoral, que decorreu dentro da normalidade e sem problemas a registar. A atual presidência da AAUE é assim reeleita para um novo mandato no ano de 2019; cuja tomada de posse deverá ocorrer no início do novo ano.